Novo endereço: www.tratamentoludovico.com

Acessem! Posts novos e todo o arquivo!

Marketing Esportivo x Sobrevivência

Posted by Murilo Romulo em agosto 22, 2008

Clique aqui para ver o post no novo endereço

Ainda que o marketing seja algo de muito tempo atrás, não podemos negar que a cada dia que passa, torna-se algo mais necessário e fundamental para a sobrevivência de uma empresa. Isso porque a concorrência cresce a cada dia e é preciso vender bem o produto; não importa a forma.

Uma estratégia interessante por parte de um time de futebol foi a do Corinthians; ao ser rebaixado, o time lançou a camiseta com as palavras “Eu nunca vou te abandonar”. Interessante, apesar de tudo. Nada se compara, entretanto, ao marketing dos grandes clubes mundiais. Isso não se restringe apenas ao futebol, mas extende-se para esportes como basquete, beisebol e futebol americano, famosos principalmente nos Estados Unidos.

Aqui no Brasil, times da primeira divisão do campeonato nacional fazem do uniforme verdadeiros outdoors, com propagandas em todas as partes. Na NFL, liga estadunidense de futebol americano, os times sequer tem patrocínio na camiseta, até porque é proibido. Entretanto, o nome de seus estádios são patrocinados, como do Pittsburgh Steelers, o famoso Heinz Field, patrocinado pela marca de mostarda. Qualquer espaço no estádio também pode ser patrocinado por qualquer empresa. O New York Giants, por exemplo, está construindo um novo estádio em Nova Jersey, que ficará pronto apenas em 2010. Porém, já vende as principais cotas de patrocínio do estádio, que já será batizado com o nome de alguma empresa.

Ainda assim, o dinheiro necessário para manter os salários milionários dos jogadores é maior que o caixa de patrocínios. Para cobrir os gastos, apela-se para uma divulgação em massa. Os ingressos são vendidos para temporada inteira e atrai os fãs; qualquer vitória é motivo de comemorações. Concordo sim que a população norte-americana tem mais condições financeiras e tudo mais; o investimento é muito maior e etc.

Esse marketing, contudo, pode ser de forma diferente, e não apenas com a venda de camisetas por um preço absurdo. Os preços das camisetas da NFL é altíssimo, então a própria fabricante lança camisetas “réplicas”, mas de qualidade alta; por um preço muito melhor. Camisetas, bolas, bonés, camisetas de treino, camisetas comemorativas, agasalhos e coisas do gênero são vendidos aos baldes. Enquanto observava alguns resultados na internet, encontrei o absurdo, o ápice do marketing por parte do time de Nova York, citado anteriormente. Só vendo para acreditar.

Até para seu cachorro

Até para seu cachorro

Sim, não se assuste. Comida do seu time do coração. Para seu cão! Coisa de americano.

Chuck Berry – Carol

2 Respostas to “Marketing Esportivo x Sobrevivência”

  1. Exatamente por isso que não devemos nos preocupar com o nosso modelo, pois não há nada de errado nele!
    Quando uma empresa paga para ter seu nome na camisa do time, está pagando para aparecer numa capa de jornal quando o time vence e tem uam fotos ua publicada, ou para andar no peito dos torcedores quando eles sairem nas ruas com a camisa. Muito melhor do que aparecer apenas no estádio, ou numa caixa de sucrilhos para cães…

  2. Ludovico DeLarge said

    Há algo errado sim a partir do momento que o time que estampa a marca no sucrilhos para cães tem seus jogadores recebendo muitos milhões por ano e divulgam a imagem do time. Enquanto isso, times brasileiros são pagos para estamparem a marca dos outros, ainda assim ficando no prejuízo, atrasando salários e impostos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: