Novo endereço: www.tratamentoludovico.com

Acessem! Posts novos e todo o arquivo!

Questionários Socioeconômicos

Posted by Murilo Romulo em agosto 24, 2008

Clique aqui para ver o post no novo endereço

Segundo ano do Ensino Médio, hora de dedicar grande preocupação aos vestibulares, escolha de carreira; de modo geral, o futuro. Acompanhados das inscrições para os vestibulares e outros exames, como o Exame Nacional para o Ensino Médio (ENEM), os famosos questionários socioeconômicos. Bizarros, muitas vezes, é verdade.

Ao receber o kit da Fuvest (vestibular da Universidade de São Paulo), contendo manual do candidato, manual de carreiras e ficha de inscrição, encontrei o questionário. A priori, como estava em aula, apenas li algumas perguntas, ri de várias. Algumas questões beiram o ridículo e outras são muito mal estruturadas.

2- Além do vestibular da FUVEST, você pretende se inscrever também no vestibular

1)      Da UNICAMP

2)       Da UNESP

3)       Da UNICAMP e da UNESP

4)       De outras universidades, mas não no da UNICAMP e nem no da UNESP

5)       Não Pretende inscrever-se em nenhum outro vestibular

 

Belíssima questão. Todavia, eu pretendo me inscrever no vestibular da FUVEST, da UNESP e de outras universidades, não no da UNICAMP; qual resposta eu assinalo? É nosso maior vestibular; para a melhor universidade do país. Vergonhoso? Bastante. Não podemos ter orgulho por esta mesma universidade constar em algum ranking entre as 200 melhores universidades do mundo.

 

Ao receber o questionário do ENEM, não agüentei e precisei escrever este post. Chega a ser absurdo o nível das questões colocadas no questionário. Em uma, pergunta-se a quantidade de microcomputadores em casa. As alternativas são nenhum, um, dois e três ou mais. Tudo bem, aceitável a pergunta. O problema é que poucas questões abaixo, pergunta-se a quantidade de “acesso à internet”. Acesso à internet? Quantos? Sim, a pergunta é para dizer a quantia. Confesso que fiquei em dúvida sobre a resposta. Seria a quantidade de pontos com acesso a internet ou a quantidade de computadores que conseguem realizar tal tarefa. Caso use internet wireless, a resposta pode ser “infinito num raio de X m”? No mínimo, estranho.

 

Além de alguns absurdos como o citado, várias questões são muito mal formuladas e acabam sendo bastante sem nexo dentro de um questionário com tais finalidades; algumas questões tem respostas MUITO absurdas. Por exemplo, existe a alternativa não sei quando se pergunta a finalidade da realização da prova. Como pode alguém fazer algo sem saber porque está fazendo aquilo? O ENEM é uma prova facultativa! Se eu vou fazer, existe um motivo para isso.

 

Diante disso, creio que seja pedir demais para nosso país possuir um bom sistema educacional se as próprias autoridades dão um exemplo de ignorância e incapacidade de formular uma questão com respostas aceitáveis. Enquanto isso, fiquemos contentes em estar entre as 200.

 

Queen – We are the Champions

6 Respostas to “Questionários Socioeconômicos”

  1. Binho Moreira said

    Esqueceu da questão clássica do questionário do ENEM: “Você se considera racista?” seguida de “Você conhece alguém racista?”

  2. Ludovico DeLarge said

    Eu não coloquei porque eu descobri gente que colocou que é racista, então poupei comentários.

  3. Bia Miscow said

    Sinceramente, eu tinha vontade de rasgar aquele questionário. Há 11 anos existe o ENEM e durante esses mesmos anos, muitas pessoas tiveram que responder a essa porcaria com a justificativa de que as respostas ajudariam a melhorar o ensino básico brasileiro. Primeiro: não vejo como este tipo de pergunta pode ajudar. Segundo: 11 anos é tempo suficiente para alguma coisa mudar pra melhor. E nada mudou.

  4. Ludovico DeLarge said

    clap, clap, clap.
    Excelente comentário, muito bem colocado. Em poucas linhas, disse muito e muito bem.

  5. Telsen said

    Só um comentário rápido: essa pergunta sobre o racismo diz muito sobre o Brasil, ela é extremamente necessária.

    E eu já coloquei sim…

  6. Ludovico DeLarge said

    O problema é a sinceridade das pessoas nesse tipo de questionário; infelizmente pode não mostrar a verdadeira realidade

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: