Novo endereço: www.tratamentoludovico.com

Acessem! Posts novos e todo o arquivo!

[Os Lamentáveis] Questionários Socioeconômicos

Posted by Murilo Romulo em agosto 26, 2008

Clique aqui para ver o post no novo endereço

“Bia Miscow Disse:
Agosto 25, 2008 às 10:02 pm e

Sinceramente, eu tinha vontade de rasgar aquele questionário. Há 11 anos existe o ENEM e durante esses mesmos anos, muitas pessoas tiveram que responder a essa porcaria com a justificativa de que as respostas ajudariam a melhorar o ensino básico brasileiro. Primeiro: não vejo como este tipo de pergunta pode ajudar. Segundo: 11 anos é tempo suficiente para alguma coisa mudar pra melhor. E nada mudou.”

Depois deste ótimo comentário, aproveito para fazer mais algumas considerações. Como foi muito bem levantado, o questionário tem como finalidade melhorar o ensino básico brasileiro. Na teoria, ótima; na prática, lamentável. Justificarei por meio de uma questão do próprio questionário.

“Assinale, no quadro abaixo, a(s) atividade(s) ou o(s) curso(s) que você realiza ou realizou fora da sua escola durante o ensino médio (2º grau).” Há, então, cinco perguntas, com possibilidade de resposta “sim” e “não”. O ridículo disso é o fato de haver uma questão que pergunta “Outros?”. Outros? Infelizmente. Anteriormente, pergunta-se sobre língua estrangeira, informática, esportes, curso preparatório para o vestibular (cursinho) e atividades artísticas.

Vejamos, se eu fiz um curso de culinária ou um curso para secretário executivo, eu marco “outros”. Não querendo ser chato, mas é algo muito retardado eu marcar essa opção. Parece que o meu curso tem menor relevância do que qualquer outro citado anteriormente. O ENEM preza tanto por não discriminar nada e ninguém; inclui, por exemplo, alternativas de respostas relacionadas a indígenas e à identidade étnica em várias perguntas.

Em outra questão, pergunta-se se o estudante participa de algum grupo de bairro ou associação comunitária. Algo extremamente importante para melhorar o sistema educacional. Algumas questões antes, pergunta-se da possibilidade de eu me incomodar se tivesse parente ou colega de escola/trabalho com posição político-ideológica diferente. Ótima questão; eles estão preocupados em saber se o sistema educacional promove ideal ditatorial.

É assim que chegaremos a um nível de excelência acadêmica, tão visado pelo nosso sistema educacional. Há uma década atrás, já era assim. Será que nunca nenhum comandante do sistema de ensino brasileiro percebeu essas gafes?

Queen – Bohemian Rapsody

2 Respostas to “[Os Lamentáveis] Questionários Socioeconômicos”

  1. Binho Moreira said

    Que isso, quem faz esses questionários são os especialístas do governo, eles não errariam………

  2. Marília Equi said

    Sinceramente, como asssistente social tenho medo dos questionários socioeconômicos, já vi coisas de arrepiar os cabelos… Mas estou me empenhando em estudá-los mais à fundo para compreendê-los e poder até, quem sabe, elaborá-los com um profissional gabaritado. Tanto é que cheguei até este site, quando dei início à minha pesquisa googleana!

Deixe uma resposta

 
