Novo endereço: www.tratamentoludovico.com

Acessem! Posts novos e todo o arquivo!

Amigos, amigos; profissionalismo acima

Posted by Murilo Romulo em agosto 31, 2008

Clique aqui para ver o post no novo endereço

Após um breve recesso, por motivo de excesso de churrascos, festinhas e vagabundagem preparação para o ENEM e outros compromissos acadêmicos, cá estou de volta, escrevendo um post.

 

Os seres humanos tem séria dificuldade em lidar com problemas em ambiente de trabalho (ou estudo), ainda mais quando a situação envolve algum amigo. Pior que isso, geralmente os amigos acabam sendo privilegiados em um ambiente que exige profissionalismo e muita ética profissional.

           

No último dia 18 de agosto, o Superior Tribunal Federal aprovou um documento proibindo o nepotismo em cargos de confiança, chefia e assessoramento. De modo geral, não é permitida a nomeação de parentes de até 3º grau ou cônjuges para estes cargos. Enfim, nossos políticos tiveram competência para resolver um antigo problema brasileiro.

 

Trazendo para uma situação mais cotidiana, que não envolve questões políticas de um Estado, temos um cenário tão complicado quanto. Um trabalho (ou um projeto, numa situação mais “relevante”) requer trabalho, dedicação e competência por várias partes. Cada um em sua função, todos interligados para que o trabalho obtenha êxito, sem precisar do esforço dobrado de nenhuma parte. Todavia, a presença de cônjuges e/ou “camaradas” cria um ambiente propício para problemas.

           

Um amigo, por mais confiança que eu tenha nele, pode não ser a pessoa mais adequada e preparada para a realização de um trabalho. Pelo contrário, é preferível conseguir outra pessoa para a realização de um trabalho, tendo em vista o fato de que, provavelmente, eu saiba que um amigo meu não produzirá no “cargo” dado a ele. Sem dúvida, esboçarei maior confiança na pessoa que acredito ter potencial para realizar o trabalho, mesmo sem eu conhecer bem; isso acaba sendo um lado positivo, pois a relação acaba sendo mais fria e direta.

 

Entre jovens (com os quais eu tenho maior convivência), a questão do profissionalismo acaba aparecendo de modo escandaloso. Muitas vezes, não há a menor preocupação em relação a isso e os interesses pessoais acabam prevalecendo. É algo bastante simples: “tal pessoa é minha amiga, portanto chamá-la-ei para realização de um trabalho”. Ao meu ponto de vista, uma escolha condenável. Em uma situação extrema, isso pode ser a causa de um insucesso.

 

Por fim, coloco o exemplo dos políticos, algo que os cidadãos tanto reclamavam, como espelho para o dia-dia. O profissionalismo deve prevalecer nas decisões; não se deve privilegiar os “camaradas”, mas sim, prezar pelo sucesso de um projeto.

 

 

Jimi Hendrix – Voodoo Child

 

 

2 Respostas to “Amigos, amigos; profissionalismo acima”

  1. Dioguim said

    bem q vc flo q ia escreve essa topico msm, agora so ta devendo uma certa parte III(a vingança dos sith) de um topico…..xD

  2. Binho Moreira said

    Um paralelo legal esse que você montou, o único problema que eu vejo é que um trabalho escolar como você citou parece mais um empreendimento particular. Afinal todos os membros do grupo geralmente são consultados e todos aceitam a responsabilidade de, eventualmente, trabalhar para compensar a preguiça (ou seja o que for) do outro, sem considerar a possibilidade de deixar o trabalho incompleto. Resumidamente, as pessoas tem uma noção de suas responsabilidades, até porque sõa elas mesmas que sofrem as conseqüências (diferente da comissão de paulsitas que não faz seu estudo das comunidades indígenas do acre).
    Pimenta nos olhos dos outros é refesco.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: