Novo endereço: www.tratamentoludovico.com

Acessem! Posts novos e todo o arquivo!

O Opera é lindo

Posted by Murilo Romulo em setembro 24, 2008

Clique aqui para ver o post no novo endereço

Não, este post não tratará de nenhum assunto relacionado à música; muito menos algum assunto relacionado à medicina. O real assunto aqui abordado será informática, mais especificamente “suítes de internet”, ou, simplesmente, navegadores.

Os populares, ou nem tanto, navegadores de internet fazem parte do dia-dia dos usuários da grande rede. Acredito que todos os leitores deste blog utilizem algum dos aplicativos disponíveis para visualização de páginas da internet. Este é o problema: existem vários navegadores gratuitos disponíveis para download. Muita gente não sabe o que é um navegador; quiçá, que existe mais de um. Provavelmente, a maioria dos usuários da internet simplesmente utilize “o que vem” no computador que adquire.

A parte ruim disso está no fato do Internet Explorer ser o mais popular entre os navegadores disponíveis, provavelmente porque muitos nem sabem que existem outros. Da parcela que sabe da existência de outros navegadores, grande parte conhece apenas o Mozilla Firefox e, em alguns casos, já ouviram falar de outros. O Internet Explorer domina a internet, sendo utilizado em, aproximadamente, 60% dos acessos; em segundo vem o Firefox, com algo em torno de 35%.

O mercado de browsers, apesar de concentrado, não se restringe apenas aos dois mais populares. Recentemente, a gigantesca Google lançou o Chrome. O sucesso inicial parece não ser tão absurdo, apesar de ser um bom navegador e ter despertado a curiosidade de muitos usuários. O navegador dispõe de ferramentas já existentes em outros, além de ter uma ótima performance nos serviços da Google (por que será?), como Gmail, Orkut e Youtube.

É consenso entre os especialistas e usuários que tem um conhecimento mais aprofundado sobre informática, que o Internet Explorer é o pior entre todos os navegadores. São poucas ferramentas de personalização, o que resulta em uma menor liberdade para o usuário deixar o navegador do “seu jeito”; a lentidão é absurda. Por outro lado, é o navegador com maior compatibilidade nas diversas páginas da internet. Ganhando espaço a cada dia, o Firefox chega a assustar o IE. Entretanto, pouquíssima gente sabe que várias as opções disponíveis no Firefox foram criações do Opera.

O Web Browser produzido pela empresa norueguesa Opera Software é um dos mais antigos navegadores disponíveis, tendo sua primeira versão lançada em 1996. Sempre inovador, o Opera foi o primeiro a possuir a ferramenta Speed Dial, que consiste em uma página que o usuário coloca 12 sites com links diretos para qualquer site, totalmente a escolha. Além disso, o Opera é considerado um dos mais rápidos browsers para Windows, sendo muito rápido também na realização de downloads. Infelizmente ainda não realizei testes com um cronômetro, mas é facilmente perceptível a diferença em relação ao Internet Explorer; já em relação ao Firefox, aparentemente o norueguês é mais rápido, porém a diferença é pequena. Prometo, em breve, realizar testes práticos e postar os resultados.

Interface e página "Speed Dial"

Interface e página "Speed Dial"

Com uma interface agradabilíssima e variadas opções de personalização, o Opera pode ser utilizado em qualquer sistema operacional. Em adição, tem algumas ferramentas bastante eficientes e úteis, como o Feed Preview e o Opera Mail, este último que possibilita acesso aos e-mails ao iniciar uma página, sem a necessidade de realização de login na página de algum servidor, aumentando absurdamente a rapidez do processo.

Por fim, deixo essa dica. O Opera, apesar de muito pouco usado e desconhecido, tem uma qualidade enorme, além de ser bastante leve e ocupar pouquíssima memória. Algumas pequenas mudanças fazem bastante diferença na hora de navegar na internet.

Download do Opera 9.6 Beta1

Stevie Ray Vaughan – Love Struck Baby

Uma resposta to “O Opera é lindo”

  1. Binho Moreira said

    O único do problema do Opera é justamente ser muito revolucionário, por mais que tenha um ótimo desempenho e recursos para a navegação é bem mais pesado que o firefox para o sistema, não serve muito bem pra quem compra um PC nas Casas Bahia mas qualquer um que tenha um dual core já pode esquecer esse peso extra (ou seja, boa parte dos PCs em países masi desenvolvidos e com impostos protecionistas só para industrias que eles têm e podem cobrir a procura)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: