Novo endereço: www.tratamentoludovico.com

Acessem! Posts novos e todo o arquivo!

Opera x Internet Explorer x Mozilla Firefox

Posted by Murilo Romulo em outubro 16, 2008

Clique aqui para ver o post no novo endereço

Como a um tempo atrás postei a respeito de browsers, ou navegadores de internet (como preferir nomeá-los), e havia prometido realizar testes práticos, enfim os realizei e coloco aqui os resultados. De modo geral, as tarefas analisadas são simples e foram realizadas em condições mais próximas possíveis. Para evitar diferença de “momentos”, fiz duas vezes o teste com cada navegador, prevalecendo o melhor resultado de cada um.

Como havia colocado no outro post, o Opera é lindo! Sim, o navegador norueguês da Opera Software bateu tanto o Microsoft Internet Explorer, quanto o Mozilla Firefox, os dois navegadores mais populares. Para realização dos testes, utilizei as versões mais recentes dos três navegadores: Opera 6; Internet Explorer 7 (pois a versão 8 ainda é Beta); e Firefox 3.0.3. Como parâmetros, fiz o download de um arquivo com 7mb, abri a página da Nasa, abri a página do Gmail e, claro, abri a página do Communication Breakdown.

Para fazer o download de 7mb, o Internet Explorer levou 46”82; o Firefox levou 40”65; já o Opera realizou a tarefa em 36”50. O resultado não me surpreendeu tanto, apesar de achar um tanto considerável a diferença entre os dois primeiros. Acredito que poderia (e deveria) ser um pouco menor.

Para realização de uma tarefa mais fácil, abrir o serviço de e-mail do Google, o Gmail, o resultado foi um tanto surpreendente. O Internet Explorer gastou 3”71; o Firefox, 4”49; já o Opera utilizou 3”80. Fiquei decepcionado com o navegador da raposa, achei que poderia ter um desempenho mais próximo do Opera. A principal surpresa, entretanto, foi a rapidez do IE, que ficou em primeiro.

A tarefa mais complicada (e demorada) – abrir a página da Nasa – foi a que resultou em números menos surpreendentes. O Internet Explorer levou demorados 14”94; o Firefox, 8”22; o Opera, 8”49. Os dois primeiros apareceram praticamente empatados, como esperado. Destaque negativo para os 6” de diferença para o IE.

Por fim, os três navegadores deveriam abrir a página que o(a) senhor(a) leitor(a) acessa neste exato momento. Mais uma vez, nada de muito inesperado: Internet Explorer com 5”39; Firefox com 4”89; e Opera com 4”51.

Em linhas gerais, temos o Opera com duas primeiras colocações e dois segundos. Em três casos, o resultado é bastante próximo ao obtido pelo Firefox, que obteve um primeiro, dois segundos e um terceiro. O navegador da raposa deixou a desejar na tarefa mais longa, o download de arquivo. O Internet Explorer demonstrou eficiência ao abrir a página do Gmail, quando foi o mais rápido, porém foi bastante inferior na realização das demais tarefas, obtendo três vezes a última colocação. Assim, ao meu ver, o Opera aparece como o navegador mais “equilibrado” dentre os três, com bons resultados em tarefas curtas e, principalmente, nas mais demoradas.

Edit: Como o Andrei muito bem colocou, não escrevi o “tempo total” de cada navegador. O Internet Explorer gastou 1’10″86; o Firefox, 58″25; o Opera, 53″30.

Blues Etílicos – Salamandra

Uma resposta to “Opera x Internet Explorer x Mozilla Firefox”

  1. Andrei said

    A única coisa que faltou:
    Total:
    IE 1min10s86
    FF 58s25
    Opera 53s30

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: