Novo endereço: www.tratamentoludovico.com

Acessem! Posts novos e todo o arquivo!

Efeitos e Soluções da Crise Econômica de 2008

Posted by Murilo Romulo em novembro 10, 2008

Clique aqui para ver o post no novo endereço

A recessão da economia mundial, evidenciada já no início de 2008, causa incertezas e dores de cabeça para os investidores ao redor do mundo. Apesar das grandes perdas do mercado mundial terem iniciado apenas no segundo semestre deste ano, tem origem ainda no século passado. A grande valorização no setor imobiliário teve início nos últimos anos da década de 90. Desde então, a valorização sempre foi uma constante, chegando ao ápice aproximadamente no ano de 2003. Assim, as hipotecas passaram a ser negociadas por altos valores em todo o mundo. Com os crescentes investimentos no setor, a oferta passou a ser gigantesca e o mercado saturou, sofrendo desvalorização. Os efeitos estão sendo vistos agora.

 

Com a desvalorização das hipotecas, os bancos sofreram grandes perdas e o mercado consumidor não tinha capacidade de sustentar tais perdas. Sem dinheiro para o mercado, vários bancos tomaram calote, o que resultou na quebra de alguns grandes bancos. Então surge uma grande questão: a crise poderia ser evitada? Como?

 

A resposta para essa pergunta é sim. A grande questão está na questão do modo de evitar a crise. O atual modelo econômico empregado pela maior parte das nações acaba impedindo a possibilidade de prevenção contra uma crise como a atual. O capitalismo neoliberal prega a obtenção do lucro e planejamento econômico privado, sem nenhum tipo de intervenção estatal. Em tempos de ganhos, realmente é um sistema eficiente e que promove bons resultados para as grandes empresas; o problema aparece, entretanto, nos momentos de desvalorização.

Clique aqui para ver a continuação do post

23 Respostas to “Efeitos e Soluções da Crise Econômica de 2008”

  1. Nicole said

    Esta crise é um verdadeiro efeito dominor.
    Todos os países vão ser afetados.A diferênça vai ser que,alguns vão sofrer mais e outros menos.
    Mas eu deixo uma pergunta:
    Esta crise será como a de 1929?

  2. Murilo Romulo said

    Definitivamente, não. Pretendo abordar o assuntou em outra postagem, mas há vários motivos para que não seja como em 1929.

  3. AZZ said

    COM VOCES THU THU THU

  4. Jessica said

    Gostaria de saber quai serao as soluçoes para esse crise!

  5. […] Efeitos e Soluções da Crise Econômica de 2008 A recessão da economia mundial, evidenciada já no início de 2008, causa incertezas e dores de cabeça para os […] […]

  6. Se soubesse como resolver definitivamente, não estaria hoje escrevendo nesse blog. Bom, intervenções estatais (como está sendo feito) e incentivo ao mercado consumidor são saídas necessárias para a contenção. Uma economia planificada também seria muito interessante.

  7. Danilo Sousa said

    O que é melhor? Investir em Imoveis? Deixar o dinheiro no banco parado? Aplicar em algum investimento bancario? ou retira-lo e quarda-lo em baixo do colchão? O que é melhor, a compra A vista ou A longo prazo? Parcelar até 10x no valor de a vista sem juros, é a melhor opção? ou pagar no dinheiro e ter 5% de desconto?

  8. Depende onde quer investir. No momento, deve-se trabalhar com baixo risco, no caso, bancos. Ainda assim, o mercado imobiliário brasileiro não foi muito afetado, porém ainda há crise por vir.

  9. Roberta said

    AUMENTAR O DOLLAR PODERIA SER UMA SOLUÇÃO PARA AS EMPRESASMOBILISTICAS, E PARA NÓS?

  10. Para as empresas brasileiras, é bom, principalmente as exportadoras. Por outro lado, o consumidor acaba sendo um pouco afetado diretamente, pelo aumento dos preços dos produtos. Entretanto, a longo prazo, pode ser uma solução, pois manterá a indústria bem, além do mercado consumidor.

  11. Caroline said

    tá perfeito! *-* mais eu preciso de um texto mais simples, é para um trabalho escolar, vou apresentar em 3 séries (sexta, quinta & quarta) tem que ser bem fácil de entender, e bem direto: o que é? onde aconteçeu? como? porque? quais s~~ao as soluções? tentei pegar um pedaçinho ali outro aqui mais não deu certo. teria como me ajudar?

  12. Primeiramente, fico lisonjeado pelo elogio ao texto. Segundo, posso ajudá-la sim. Entro em contato via e-mail.

  13. Tamires said

    O texto está maraavilhoso..!! MAS estou com o mesmo problema da Caroline…preciso fazer um seminario sobre o assunto.. se por acaso vc pudesse me enviar o texto como enviou para ela, eu ficaria muitissimo agradecida!

    obrigada

  14. Enviei-lhe um e-mail, também =]

  15. Matheus said

    Cara meus parabens pelo texto, so que eu estou com o mesmo problema da Caroline e Tamires procurei em varios sites e o seu concerteza foi o melhor texto, so que eu preciso de um de um texto resumido, mais direto oa ponto apesar de acha que o seu esta otimo…Se não for encomodo tabem gostaria que vc me enviasse esse texto por e-mail.

    Grato Matheus

  16. Mário Almeida said

    GOSTAVA QUE ME MANDASSE O TEXTO QUE ENVIOU PARA AS PESSOAS QUE DISSERAM QUE TINHAM UM TRABALHO PARA A ESCOLA!!! EU TAMBEM TENHO E COMO ACHEI O TEXTO DE CIMA BEM ESCRITO PENSO QUE ME PODERA AJUDAr!!!

    OBRIGADO PELA ATENÇÃO

  17. Isabelle said

    Murilo, desculpa pelo incomodo, mas você poderia me mandar o texto por email? Preciso apresentar um trabalho sobre a Crise econômica atual e a de 1929. Além de estabelecer comparações. Tava juntando umas partes ditas por você, por não querer te incomodar, mas se possível.. gostaria que você me ajudasse! E, você está de parabéns! Obrigada.

  18. Natália said

    Murilo, adorei seu texto, incrivelmente bom! Mas eu tenho que apresentar um trabalho para a classe sobre os comparativos da Crise de 1929 e da Crise Atual… Adoro analisar essas reações na economia, percebo que você também. Será que você poderia me ajudar a resumir esse seu textinho? Queria poder abordar mais os aspectos das soluções, das relações de trabalho (relação chefe-funcionário, quantidade de pessoas demitidas etc)e de como ficou a sociedade, será que você pode me ajudar? Tenho uma pequena urgência… Pode me mandar por e-mail?

    Agradeço desde já!
    Natália

  19. poliane junia said

    GOSTARIA QUE ME MANDASSE O TEXTO QUE ENVIOU PARA AS PESSOAS QUE DISSERAM QUE TINHAM UM TRABALHO PARA A ESCOLA!!! EU TAMBEM TENHO E PARA A FACULDADE E COMO ACHEI O TEXTO DE CIMA BEM ESCRITO PENSO QUE ME PODERA AJUDAr!!!

    OBRIGADO PELA ATENÇÃO

    POLIANE JUNIA

  20. fulano said

    uhhhh, essa crise eh de dar calafrio, porém creio que uma intervenção estatal seja a saída

  21. Bruna said

    o texto esta ótimo! mas gostaria que me mandasse as causas e as soluções se uma maneira mais simples pois preciso fazer uma produção textual para amanhã e tenho que entender bem esse assunto. Se puder me ajudar, agradeço muito!

  22. Para esclarecer, não há outro “texto” a respeito da crise. Caso deseje ajuda, deixe um comentário que entro em contato via e-mail, ajudo com maior prazer com fontes e dicas para possíveis textos, trabalhos e etc.

    Atenciosamente.

  23. Isa said

    Nossa, muito obrigada Murilo! Adorei o primeiro texto ajudou muito! Não achei em nenhum outro lugar um texto mrelhor!

Deixe uma resposta

 
