Novo endereço: www.tratamentoludovico.com

Acessem! Posts novos e todo o arquivo!

MEC Divulga (ou não) os resultados do ENEM

Posted by Murilo Romulo em novembro 23, 2008

Clique aqui para ver o post no novo endereço

Como já é de praxe há alguns anos, o Ministério da Educação liberou agora na segunda quinzena de novembro o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio, maior exame de avaliação existente em nosso país. Este ano, o ENEM contou com a participação de aproximadamente 4 milhões de estudantes secundaristas, de todos os estados brasileiros.

 

O que me assusta é a capacidade dos organizadores da prova de comunicar e informar os participantes a respeito dos resultados, datas e etc. Primeiramente, vivemos em um mundo globalizado e consideravelmente digital. Infelizmente, não tenho acesso a estatísticas, mas acredito que considerável parte dos estudantes faz inscrição via internet. Sendo assim, uma comunicação digital poderia ser extremamente útil e eficiente, deixando uma boa parcela dos alunos menos perdidos. Ainda que fosse feita via Correios, 2 meses são mais que suficientes para todos serem informados a respeito de uma data de divulgação.

 

O problema dessa divulgação talvez seja a inexistência de uma data. A instrução é bastante precisa: “Segunda quinzena de novembro”. Ou seja, o resultado pode sair em qualquer um dos 15 dias; mais preciso, impossível.

 

Não satisfeitos, entretanto, em não divulgarem uma data real, é extremamente complexo obter os resultados via internet. Fui tentar acessar minhas notas e me deparei com 3 “opções” de acesso. Uma com a inscrição, outra com CPF e outra com dados como nome, data de nascimento e unidade federativa. Ótimo, uma vasta gama de opções. Seria interessante, caso a primeira delas, com o número do CPF funcionasse com minha pessoa. Tenho certeza de ter informado o número no momento de minha inscrição, mas não consta no banco de dados. Tudo bem, optei pelo número de inscrição. Preenchi e qual foi o resultado? Não foi possível, pois eu deveria preencher o número do CPF. Assim sendo, informei o número e não pude ver minhas notas, já que o sistema “atualizará” meus dados nas próximas 72 horas. Ou seja, espere, Murilo; talvez consiga daqui 3 dias.

 

São as conseqüências de um mundo digital.

2 Respostas to “MEC Divulga (ou não) os resultados do ENEM”

  1. Fabi said

    Parabéns! Adorei seu blog, e também tenho que esperar 3 dias, rsrs.

  2. Bia Miscow said

    3,4… acho que estou esperando há uns 5 dias já.
    Meus dados não são localizados no banco de dados do ENEM. L-A-M-E-N-T-Á-V-E-L.

Deixe uma resposta

 
