Novo endereço: www.tratamentoludovico.com

Acessem! Posts novos e todo o arquivo!

Questão errada na prova de Geografia da Fuvest

Posted by Murilo Romulo em novembro 26, 2008

Clique aqui para ver o post no novo endereço

A prova da Fuvest tomou bastante tempo (e neurônios) de minha vida. As cinco horas de prova foram cansativas e longas, ainda mais com algumas questões que exigem bastante pensamento e dedicação para resolve-las. Havia questões relativamente fáceis, é verdade, porém algumas pareciam bastante complicadas. De modo geral, não gostei muito da prova, tirando a parte de história, que estava muito bem feita.

 

Meu principal questionamento vai para a questão número 6 da prova de geografia, ou número 47 da prova Prova V (modelo padrão):

 

          

“Uma das características atuais do processo de globalização é a exigência, cada vez maior, de fluidez de informações e mercadorias, ou, em essência, do próprio capital. Tal exigência tem conduzido os países à reestruturação de seus sistemas de circulação. Nesse sentido, o Estado brasileiro, nos últimos anos,”

 

a)     priorizou-se o transporte público urbano, com a ampliação do número de linhas do Metropolitano em todas as capitais dos Estados.

b)     houve uma ampla recuperação da malha ferroviária, com a construção de novos trechos, a exemplo da Transnordestina.

c)     Privilegiou-se o sistema de cabotagem, valorizando-se o transporte de passageiros pelo território nacional e interligando as áreas costeiras do país.

d)     Priorizou-se o transporte hidroviário, voltado à exportação de grãos, conforme atestam as hidrovias Tietê-Paraná e do Rio São Francisco.

e)     Intensificou-se a modernização do sistema portuário, incluindo a construção de portos como os de Sepetiba (RJ) e Pecém (CE).

 

Fiz alguns grifos no texto da questão e em uma das respostas; no caso, a alternativa correta, segundo a Fuvest. Segundo o enunciado da questão, devemos relevar ações nos últimos anos. Tudo bem que não há nenhuma referência temporal, mas acredito que seja aceitável algo nos últimos 10 ou 15 anos, próximo da idade de muitos dos estudantes vestibulandos.

 

O grande problema, ao meu ver, da questão está no fato do Porto de Sepetiba, no Rio de Janeiro, ter sido inaugurado há mais de 25 anos. Mais precisamente, no dia 7 de maio de 1982, há quase 27 anos atrás. Pior que isso, a construção foi iniciada em 1976, há mais de 30 anos. Além disso, o porto já até mudou de nome, passando a ser Porto de Itaguaí, segundo um projeto de lei 2006, do deputado Simão Sessim (PP/RJ).

 

A questão deixa bem claro que se refere à construção do porto, não modernização. É verdade que o porto passou por uma modernização recente, em 1998, mas o fato de estar escrito “[…]a construção de portos como os de Sepetiba…” tira qualquer dúvida. Fica claro o erro ao analisarmos a data de construção do Porto de Pecém, no Ceará; a data de inauguração é 1998, ou seja, a mesma da reforma do Porto de Sepetiba (ou Itaguaí).

 

O erro na formulação da questão está evidente e a suposta resposta correta não é totalmente verdadeira, já que os “últimos anos” estão meio deturpados. Basta a Fuvest reconhecer o erro e resolver essa questão, o que não pode é o maior vestibular do Brasil deixar passar uma gafe dessa. Primeiro que nem poderia ocorrer, afinal, são especialistas que preparam a prova; se nem eles acertam…

 

Revisão, Fuvest, revisão. O erro não pode continuar.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: