Novo endereço: www.tratamentoludovico.com

Acessem! Posts novos e todo o arquivo!

Começou aquele tal de BBB

Posted by Murilo Romulo em janeiro 14, 2009

Clique aqui para ver o post no novo endereço

Começou o tal BBB, programa da maior rede de televisão brasileira. Sim; infelizmente, a diversão (ou não) do povo está de volta, em sua, pasmem, nona edição. Com ou sem novidades, com ou sem Pedro Bial, com ou sem a loira do “zero trinta e um, trinta e um, trinta e um, trinta e um”. O fato é que está de volta.

Confesso que não acompanhei a estréia do programa, agora a pouco, depois de alguma novela (a que passa mais tarde. Não vou chutar América, pois sei que já acabou). De qualquer forma, tenho certeza de que o sensacionalismo característico da tal rede de TV popular foi o mesmo. Provavelmente já lançaram um “as mulheres deverão usar roupa azul ou verde amanhã? Para votar em azul ligue 0300313131; agora se você quer que usem roupa verde, ligue para 0300313132.” E, claro, milhares de pessoas já pegaram seus telefones e ligaram, até porque são apenas 31 centavos da ligação, mais os impostos. Talvez essas milhares de pessoas não saibam que os impostos brasileiros são meio altos. De qualquer forma, cada um é cada um; se quer enriquecer quem já é podre de rico, que enriqueça.

Poderia tentar calcular quanto ganham com o programa e etc, mas sendo bastante sucinto, pode-se ter uma noção dos valores. Se cada “paredão” der 1 milhão de votos por meio de ligações e cada ligação der 1 centavo para a emissora, temos R$10 mil. Agora, o programa tem pelo menos uns 10 “paredões”, portanto apenas aí já são R$100 mil. Isso porque estou trabalhando com valores baixíssimos. É claro que o valor recebido por ligação é muito maior que 1 centavo e o número de votos e de “paredões” é maior. Além deles, temos as votações “azul ou verde”, que geram mais uma considerável renda por meio das ligações. Não satisfeitos, ainda temos o valor que muita gente paga para poder assistir ao programa 24 horas por dia (sim, incrivelmente tem gente que tem coragem de pagar).

Sinceramente, acho que um programa que mostra um monte de gente bonita, rica e cheia de saúde não pode ser denominado Reality Show. Quer ver a realidade do mundo gastando dinheiro, vá para a África, ande por um campo de refugiados. Caso não queira gastar dinheiro, ande pelo centro de São Paulo por alguns dias. Aquilo é o show da vida, aquilo é a realidade dura e sofrida de brasileiros. Qual a realidade de ficar numa mansão, cheia de mordomias, sem acesso a nada do mundo que o cerca, junto de outras pessoas que também ficarão mais ricas ainda? Não ter sequer um relógio para se preocupar com horário para dormir e acordar é vergonhoso e não pode nunca ser considerado algo realista.

Se pegarmos o perfil de todos os participantes do “Reality Show”, com certeza estaremos longe da realidade de nosso país. 53% da população é branca, 39% mulata e 6% negra, além de outras etnias, que representam uma minoria. Apenas com uma comparação étnica, pode-se perceber que a distribuição dos participantes é totalmente manipulada. Além disso, grande parte tem (ou tinha, na época) idade entre 18 e 35 anos, o que também foge da realidade, juntamente com a distribuição por Unidade Federativa. Pelo que vi numa manchete da internet, nesta edição há dois “sessentões”. Isso que é distribuição etária, não?

Ao meu ver, isso é ridículo. Do fundo do coração. Como pode algo tão cínico e horrível ser tão promissor e render tanto lucro? Enquanto houver pessoas ignorantes o suficiente para darem audiência e dinheiro (principalmente), teremos de aguentar isso. Leiam livros; gastem dinheiro com livros, com cultura útil. Agora, ver um tanto de gente rica sem fazer nada da vida dentro de uma casa, está longe de ser realidade. O BBB não me faz ganhar a vida. Deixo que cada um decida o que significa cada letra “B”.

Tom Jobim – Favela

3 Respostas to “Começou aquele tal de BBB”

  1. Bia Miscow said

    Preciso ser sincera. Há muito tempo eu não lia um post seu tão bem escrito. Fiz o mesmo comentário ontem, não é um reality show. Seria se dentro da casa estivessem vendedores ambulantes, pipoqueiros, faxineiros. Gente “de verdade”. Ou será que o povo realmente acha que metade das garotas do Brasil são “Miss Alguma Coisa”? Mas, podre ou não, abusivo ou não, tem um cara muito parecido com você, hahahaha.

  2. oO Medo de pessoas que querem difundir minha imagem pelo mundo oO

  3. Yama said

    tantas coisas a se questionar. Se me permite bancar o pedante, qualquer coisa que levar o nome reality vai ser falsa. Dizer que uma coisa representa a realidade, inclusive a que vc citou das ruas, é supor uma visão unilateral de verdade que se sobrepõe às outras.

    Há quem perceba realidade no bbb. Depende da maneira de encarar. Há quem tente enxergar as tentativas de atuação no palco que vc descreveu.

    Quero dizer com isso que atribuir realidade nesse caso seria uma questão de valores.

    Não seria sádico assistir por entretenimento a “realidade” das ruas?

    O bbb pode não ser entretenimento para muitas pessoas, como para mim e para você, mas há de se respeitar que ao buscar entrenimento não estamos pensando nas “realidades” do mundo. E se assistir o bebebê é futilidade para quem busca nele realidade, certamente não o é para quem busca nele entretenimento.

    Post interessante desde o princípio, por questionar supostas realidades. Só discordo no mal jugamente do público do bbb. Além do mais, faltam aos pedantes sacar que a cultura geral se dá por princípio no conhecimento generalista das relações socioculturais quaisquer que se estabeleçam.E essa “cultura popular” certamente se insere no ponto.Não to te chamando de pedante, ao não ser que você tenha se pretendido intelectualizado com o post, o que, te conhecendo, duvido muito.

    Abraços

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: