Novo endereço: www.tratamentoludovico.com

Acessem! Posts novos e todo o arquivo!

O dia em que os Estados Unidos se aproximaram da União Soviética

Posted by Murilo Romulo em janeiro 30, 2009

Clique aqui para ver o post no novo endereço

29 de janeiro de 2009. Não digo que os Estados Unidos da América passará a ter um regime socialista, muito menos comparo Obama a Lênin. Nesta última quinta-feira, porém, o presidente norte-americano assinou o Ato Lilly Ledbetter, primeiro projeto de lei aceito pelo presidente em sua gestão. O Ato, que leva o nome de uma ex-supervisora da fábrica de pneus Goodyear Tire & Rubber, prevê condições salariais iguais para homens e mulheres em todo o território estadunidense. Ano passado, o mesmo projeto de lei fora vetado pelos senadores republicanos, partido mais conservador e oposicionista ao de Obama. Durante a campanha presidencial, John McCain (candidato Republicano) foi criticado ao dizer que o Ato causaria vários processos de mulheres contra empregadores.

A antiga supervisora da empresa foi vítima de discriminação de pagamento, já que outros supervisores recebiam salários muito mais altos que o seu. A diferença salarial passava de US$8 mil. Com isso, Ledbetter processou a empresa, sem sucesso. Em 2007 a Suprema Corte votou contra a indenização de US$360 para a mulher.

Voltando no tempo quase 92 anos, a Europa passava por uma das maiores revoluções da história: a Grande Revolução de Outubro, a Revolução Russa. Logo após a Revolução e a tomada do poder por parte dos Bolcheviques, o líder da Rússia pós-revolução, Lênin, decretava o direito de igualdade salarial entre homens e mulheres. Além disso, as mulheres passavam a ter direitos civis, como direito ao divórcio, direito de voto e participação em cargos públicos, contanto que não fossem atreladas aos serviços domésticos, tão comuns no mundo capitalista.

Há quase um século, a Rússia (mais tarde União das Repúblicas Socialistas Soviéticas)
Proclamava a igualdade entre todos os cidadãos, sem distinção de sexo. Curiosamente, um país que se julga tão democrático e diz buscar promover a democracia em tantos países do mundo passa a ter direitos salariais iguais entre homens e mulheres muito depois de um país que era considerado “atrasado” por muitos. Como já diziam os socialistas do século XX: “Somos iguais todos os seres/Não mais deveres sem direitos/Não mais direitos sem deveres”. É para se comemorar tal “avanço” norte-americano.

Seu Jorge e Ana Carolina – Problema Social

2 Respostas to “O dia em que os Estados Unidos se aproximaram da União Soviética”

  1. yama said

    Certamente o direito é deturpado, mas isso não significa ter deveres a se cumprir. Dizer isso é aceitar piamente o Contrato Social e o estado plenamente. Se é um ganho do ponto de vista da igualdade dos indivíduos é por outro o reforço da garantia de direitos escritos, clássicos aos liberais, fazendo a sociedade americana ainda mais legalista e ainda menos consciente da idéia de igualdade. Quando o direito é garantido por um pedaço de papel, mais vale o papel que a idéia. Sendo assim deixa de ser direito e passa ser norma. Norma a se cumprir é dever não direito.

    O que eu penso disso tudo? MElhor assim do que como tava antes. Só espero que um dia a conquista de direitos seja ideológica e não legalista.

  2. Exatamente, melhor do que antes. Agora, para uma conquista ideológica, dentro dos parâmetros atuais da sociedade americana, acho que a conquista legalista é um passo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: